O QUE É A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA?

 

Constelação Sistêmica é uma abordagem de Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos nos relacionamentos humanos.

 

O resultado desses estudos e experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de leis naturais que regem a harmonia dos sistemas, chamado de Leis Sistêmicas. Esta vivência nos possibilita compreender os fatores influenciam e desequilibram nossa vida, liberando o que nos impede de acessar a plenitude e a felicidade.

POR QUE CONSTELAR?

A Constelação nos traz luz aos seguintes aspectos da vida:  

Padrões Repetitivos

Ampliação de consciência e liberação dos padrões repetitivos do sistema familiar.

  Problemas Emocionais

Trabalhe transtornos emocionais, como: ansiedade, estresse, insônia, raiva, etc. 

Crenças Limitantes

Identifique e transforme suas crenças limitantes em possibilitadoras. 

Perdas e Traumas

Trabalhe o processo de perdas de entes queridos, traumas, abusos, etc.

Fechamento de Ciclos

Encerre ciclos profissionais e nos relacionamentos e abra espaço para o novo. 

Muito Mais...

Ressignificação e liberação de memórias do passado, etc.  

> Clique em uma das imagens abaixo:

20180522_133218.jpg

Constelação Individual Online

(Brasil e Exterior)

Cópia_de_Cópia_de_jORNADA.jpg

Jornada Sistêmica

(Online ao vivo)

20171009_134735.jpg

Constelação em Grupo Presencial

(Florianópolis / SC)

Constelações_sistemicas_-_CAIXA_300.jpg

Comprar Box de Constelações

(Matrix Editora)

Aconselhamento

Constelação Individual Presencial 

(Florianópolis / SC)

Aprendizagem online.

Mentoria para Consteladores 

(Online ao vivo)

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE AS CONSTELAÇÕES

COMO FUNCIONA UMA CONSTELAÇÃO?


As Constelações podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Para as constelações individuais, podemos realizar de duas formas: - Presencialmente (em Florianópolis) com bonecos ou ancoras de solo; - Online por vídeo através da plataforma Zoom, em que envio um link que pode ser acessado pelo celular ou computador. Para as constelações em grupo (em Florianópolis), agendamos a constelação com o cliente e conversamos, separadamente do grupo, antes de iniciar. Os temas constelados são absolutamente confidenciais, as pessoas não precisam expôr suas questões aos demais participantes do grupo. As constelações em grupo são feitas de forma oculta, ou seja, quem participa não sabe qual elemento da constelação está representando, para que não haja interferência da mente ou julgamento no processo. Apesar desse sigilo, todos sentem os efeitos dos movimentos sistêmicos e do campo morfogenético, e se identificam com o que acontece nas constelações ao final. Ao ajudar na constelação de outra pessoa como representante, todos se beneficiam em suas historias pessoais e profissionais. Assim todos caminham para um novo patamar de ampliação de consciência. Para participar ou constelar, basta entrar em contato pelo Whatsapp 11 994929372 (Patricia Calazans).




O QUE ACONTECE EM UMA SESSÃO DE CONSTELAÇÃO?


A sessão de constelação tem duração de aproximadamente 2 horas. Na sessão, começamos conversamos sobre a sua questão ou problema a ser constelado, entendemos o contexto e os elementos relacionados a questão e colocamos os elementos no campo, representados por bonecos (na constelação individual) ou por pessoas (na constelação em grupo). A partir deste olhar fenomenologico para a interação entre os elementos, isso traz luz e clareza a questão constelada e os movimentos da alma são feitos para liberação dos bloqueios.




O QUE É CONSIDERADA UMA QUESTÃO A SER CONSTELADA?


Uma questão é o problema ou situação que você deseja curar e transformar em sua vida. As questões mais comuns são voltados a problemas nos relacionamentos, dificuldade nas relações familiares, crenças limitantes, dificuldade para engravidar, vícios, problemas financeiros, depressão ou doenças, problemas de aprendizagem, crianças com problemas na escola, conflitos de um modo em geral, padrões que se repetem na família, dificuldade para tomar decisões, empresas com dificuldades em prosperar, entre outros.




NA CONSTELAÇÃO EM GRUPO PRECISO EXPOR MEU PROBLEMA PARA TODOS?


Muitas pessoas tem receio de participar da Constelação em grupo achando que terão que contar sua história e seus problemas para todos. Na verdade, isso não acontece. Para constelar você contará sua questão para mim, sua consteladora separadamente antes do grupo iniciar. Sua questão é confidencial, apenas você e eu saberemos. Os representantes irão ajudar em sua constelação sem saber quem estão representando. A intenção desse sigilo é preservar sua privacidade e também garantir que os representantes não sejam influenciados pela história que ouviram ou pelo conhecimento de quem estão representando. Quanto menos soubermos melhor para a constelação.




QUAL É O INVESTIMENTO PARA CONSTELAR?


O investimento para constelar é de R$ 350,00 (individual ou em grupo). Este valor pode ser pago em dinheiro, transferência bancária, boleto ou parcelado no cartão de crédito. Para agendar sua sessão selecione uma das opções acima desta página ou através do whatsapp: 11 99492.9372 (Patricia Calazans).




QUANTAS SESSÕES PRECISO FAZER?


Cada constelação é única e revela aquilo que é importante para o seu momento de vida. Sendo assim, não há um número certo ou obrigatório de constelações para cada pessoa.

Para cada constelação é trabalhado uma questão especifica.

Cada pessoa sente e decide o quanto é necessário para si. Por exemplo, você pode constelar uma questão relativa à sua saúde e, em outro momento, pode constelar sua vida profissional, um relacionamento, e assim por diante.

A Constelação é um processo de desenvolvimento da alma e a alma não tem pressa.




PAIS PODEM CONSTELAR PARA OS FILHOS?


Quando os filhos são crianças ou adolescentes suas dificuldades apontam para alguma dificuldade dos pais. Aquilo que os pais não resolvem os filhos mostram, seja através de doenças, de problemas na escola ou de relacionamento. As crianças revelam os conflitos e sofrimentos dos pais apresentando sintomas. Por isso, quando os pais buscam constelação para seus filhos, na verdade estão apenas tomando para si a responsabilidade que lhes cabe. Estão se permitindo olhar para o problema que até esse momento não conseguiram resolver. Mesmo quando os filhos já são adultos, observamos que muitos dos seus problemas tiveram origem na infância, justamente nas dinâmicas familiares da família do pai ou da mãe. Ou seja, mesmo quando adultos a origem pode ser transgeracional, de gerações passadas. A constelação não irá manipular o destino do filho de acordo com o desejo dos pais, muito pelo contrário, irá libertá-los de possíveis projeções e cargas emocionais mal resolvidas de gerações anteriores. Sempre que um pai ou mãe vem constelar para seus filhos, independente da idade, acabam olhando para suas próprias questões que nem imaginavam estar pesando nos ombros dos filhos. Os pais geralmente sentem um alivio e uma liberação após a constelação, aliviando as culpas do passado ou os padrões de seus pais e antepassados que estavam assombrando o destino da família. Este movimentos se mostra benéfico para todos!




POSSO CONSTELAR PARA OUTROS MEMBROS DA FAMILIA (PAIS, IRMÃOS, TIOS, ETC.)?


O ideal é que a própria pessoa realize a constelação para que possa acompanhar o que aparece e assim, tomar consciência das dinâmicas familiares e do que ela mesma pode fazer hoje para melhorar ainda mais sua vida. Caso ela não tenha condições de decidir por si própria, por exemplo pessoas em coma, ou com alguma doença que a impossibilite de decidir, podemos colocar no campo e ver até que ponto o campo familiar se abre para que a constelação possa acontecer. Geralmente o campo abre para a liberação de emoções reprimidas e não reconhecidas, as quais são claramente mostradas pelos representantes.




GRÁVIDAS PODEM CONSTELAR?


Sim, grávidas podem constelar seus temas, contando sempre com o bom senso para que a gestante seja preservada de exposições físicas, emocionais e eventuais riscos. Não é recomendado que participe como representante nos meses iniciais devido às fortes emoções que podem aparecer no campo.




QUANTO TEMPO LEVA PARA SENTIR OS EFEITOS DA CONSTELAÇÃO?


Cada caso é único. Há vezes que constelamos e sentimos um efeito no mesmo dia, outras vezes demora alguns dias, semanas ou meses para que percebamos algum movimento. Bert Hellinger, o criador da Constelação Familiar, diz que cada constelação pode ficar atuando em nosso campo familiar por até dois anos. É portanto, um processo profundo, onde mexemos nas raízes, no subsolo das nossas questões e, às vezes o efeito só é percebido na superfície após algum tempo. O constelador não tem controle nenhum sobre o tempo e o resultado. Cada pessoa responderá à sua maneira ao que foi liberado e resolvido em seu sistema.




POR QUE NÃO SENTI MUDANÇA DEPOIS DE CONSTELAR?


Caso após sua constelação você não perceba a mudança esperada pode ser pelas seguintes razões: 1) A constelação por si só não resolve nada. Não existe "Constelação Tabajara" (constelou e seus problemas acabaram) ou "Constelação Mágica". Antes de resolver a questão desejada é preciso estar verdadeiramente aberto para olhar para si mesmo, é preciso um movimento de sua parte para que o resultado esperado possa surgir, como por exemplo, reconciliar-se com alguém ou mudar uma postura perante algo ou a uma pessoa; 2) Porque as memórias acessadas são profundas e a constelação atuou num nível do inconsciente coletivo familiar e o efeito na sua vida foi mais sutil a curto prazo, porém, a longo prazo pode significar uma cura em outras áreas da sua vida, olhando de uma maneira mais global a cura aconteceu. Por exemplo, a mãe que veio constelar uma doença sua, não percebe nenhuma mudança em sua saúde após a constelação, no entanto, percebe que as filhas melhoraram emocionalmente, ou melhoraram na escola, enfim, algum efeito ocorreu, mas de maneira indireta; 3) Existem transformações que nós mesmos demoramos a perceber, porém, outras pessoas podem notar as mudanças em você. As transformações são um processo de desenvolvimento pessoal e não correr de forma instantâne ou pontual. Sempre indico que procure se aprofundar no seu autoconhecimento, para que se perceba melhor e possa identificar qual situação voc~e se encaixa.




O QUE PODE ACONTECER LOGO APÓS CONSTELAR?


Como a Constelação atua nas memórias inconscientes individuais e familiares, esses conteúdos continuam sendo liberados após a Constelação. Isso pode acontecer através de sonhos estranhos, insights, sensações emocionais ou físicas diferentes das habituais. Esse processo chama-se catarse, que é um período de expurgo, de limpeza interna e energética. Algumas pessoas apresentam sintomas pós constelação como sonhos estranhos, vontade de chorar sem explicação, ou sintomas físicos como diarreia, dor de cabeça, gripe ou febre, entre outros. No entanto, esses sintomas duram no máximo 3 dias. Se isso ocorrer é o seu corpo colocando para fora coisas que não servem mais e que estavam atrapalhando sua vitalidade. A orientação é que deixe sair, mas não fique sofrendo. Caso a catarse seja forte você pode procurar alguma ajuda terapêutica, com o próprio constelador, ou com seu terapeuta, ou uma sessão de acupuntura, massagem, reiki, terapia quântica ou outra que você conheça. Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a passar por esse processo de purificação. É importante lembrar que nem sempre percebemos uma catarse com sintomas e a maioria das pessoas não a sente de maneira negativa. Porém, se ocorrer, é algo que você estava precisando colocar para fora e isso é libertador!




PRECISO ACREDITAR NO PROCESSO PARA TER RESULTADOS?


Não. O resultado da Constelação independe da crença de cada um. Mesmo que a pessoa não acredite no processo da constelação ou não acredite na possibilidade da cura percebemos resultados muito claros. É comum virem para constelar pessoas trazidas por alguém da família. Após a constelação a própria pessoa que não acreditava percebe os resultados e dá feedbacks incríveis sobre mudanças em sua vida. Ou mesmo os familiares percebem o quanto a pessoa mudou após a constelação.




O QUE É O CAMPO MORFOGENÉTICO?


O que chamamos de “campo morfogenético” é o campo de informações um tipo de banco de dados invisível que todos temos contido no nosso inconsciente e conectado ao inconsciente familiar e coletivo. Nesse banco de dados estão todas as memórias da sua vida e da sua família. Mesmo aquelas memórias que você não se lembra conscientemente, ou aquelas que você nem sabe que existiram. Na Constelação o “campo” revela as memórias por trás do seu sintoma. Através da colocação dos elementos você poderá olhar, tomar consciência das memórias passadas que estão afetando sua vida no momento presente.




É POSSÍVEL CONSTELAR UMA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO?


Sim. Uma empresa também é um sistema, sendo assim, as leis sistêmicas também se aplicam nesse contexto. Para constelar uma empresa é preciso que ao menos um dos proprietários, fundadores, diretores ou decisores da empresa participe.




CONSTELAÇÃO TEM RELAÇÃO COM ALGUMA RELIGIÃO?


Não. Bert Hellinger sempre fundamentou seu trabalho na observação empírica dos fenômenos observados através dos representantes e dos clientes. Portanto, a abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não pressupõe a necessidade de que o cliente creia em nenhum princípio, dogma ou doutrina. Conceitos como “alma” e “espírito” no trabalho de Hellinger também possuem bases empíricas verificáveis e nada tem a ver com os conceitos que tais palavras possuem nos contextos religiosos.




QUAL IDADE MÍNIMA PARA CONSTELAR?


A recomendação para as constelações em grupo é para crianças acima de 14 anos. Contudo, a experiência recente de Bert Hellinger e sua esposa Sophie com crianças tem se mostrado muito frutífera. Nesses casos porém, os pais (ou pelo menos um deles) precisam estar presentes. Podemos realizar constelações com bonecos com crianças de cerca de 6-7 anos que ficam tranquilas e interagem como uma brincadeira. Lembrando que na verdade esse trabalho beneficia toda a família, mesmo que os demais membros não estejam presentes.




QUEM PODE CONSTELAR?


Todos aqueles que desejam transformações em suas vidas através do autoconhecimento e da autorresponsabilidade.

Quem constela tem mais clareza a ampliação de consciência sobre as questões so seu sistema familiar e consegue avançar em direção a sua plenitude e felicidade.




PRECISO LEVAR MINHA FAMILIA NA CONSTELAÇÃO?


Não é necessário levar seus familiares. Se você quer constelar uma questão familiar, seus familiares relacionados a sua questão serão colocados na constelação através dos representantes. - Na constelação individual são utilizamos como representantes bonecos ou âncoras de solo. - Na constelação em grupo são utilizamos como representantes as pessoas que estão participando do encontro.





ASSISTA AS ENTREVISTAS E DEPOIMENTOS

TIRE SUAS DÚVIDAS​

Por E-mail: contato@torusdh.com.br

Por Whatsapp: 11 99492-9372 

Constelações Sistêmicas

Venha conhecer esta abordagem e

vivenciar uma profunda transformação 

Patricia Calazans - Autora do Box Constelações Sistêmicas (Matrix Editora)

CONHEÇA A CONSTELADORA PATRICIA CALAZANS

Fundadora da Torus Desenvolvimento Humano. Mentora, life e executive coach, terapeuta, escritora, trainer e consultora em desenvolvimento humano.

Vive seu propósito de impulsionar movimentos de transformação de pessoas e empresas através do autoconhecimento e da conexão sistêmica do indivíduo com o todo, para construção de um mundo com mais plenitude, prosperidade e propósito.

Utiliza sua experiência de quase 20 anos de experiência em ambiente corporativo, dirigindo áreas de relacionamento com clientes, treinamento e qualidade. Atuou em empresas como: Banco Itaú, Atento, Tivit, Claro, TIM, Vivo, AES Eletropaulo, UOL, Sodexho Pass, AIG, Sulamerica, Santander e Credicard.

Possui diversas formações na área do desenvolvimento humano, como: Coaching, Mentoring, DISC, Eneagrama, Eneacoaching, Master Practitioner em PNL, Hipnose Clássica e Ericksoniana, Rebirthing, Mindfulness, Reiki, Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional, Gamificação e Design Thinking. Especialista em Constelações Sistêmicas Organizacionais pelo Instituto Sistêmica em parceria com Bert Hellinger Instituut Nederland. Terapeuta Holística CRTH-BR 2247 registrada pela ABRATH.

Facilitadora de jogos de autoconhecimento e corporativos, como: Jogo do Herói, Jogo da Empatia, Purpose Mining Game e Explorers Game. Escritora de 6 obras pela Matrix Editora: Mindfulness, Brincando de Mindfulness, Mindfulness no Trabalho, Constelações Sistêmicas, Eneagrama e A Jornada dos Heróis. 

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud

WHATSAPP + 55 11 99492.9372

CONTATO@TORUSDH.COM.BR

© 2015 by TORUS DESENVOLVIMENTO HUMANO. Todos os direitos reservados.